$imgalt

Bicho da Madeira

Os clientes podem ligar para um orçamento gratuito em +258 840 549 348  ou

+258 21 084 736  ou Envie-nos um email

Técnicos qualificados e experientes em Controlo de Pragas

Obtenha seu Inquérito Profissional de Pragas e Cotação Gratuita

Protegendo empresas e residências em Moçambique contra Pragas

Bicho da Madeira

O termo 'caruncho' é utilizado para a fase "larval" ou de “minhoca” da vida do inseto, durante o qual elas perfuram e comem a madeira, e descreve um número de espécies de besouros bichos de madeira que atacam madeira.

A ameaça de bichos de madeira é mais grave quando eles atacam madeira em edifícios. Com o tempo, a madeira é enfraquecida e pode levar ao colapso do edifício. Os insetos bichos de madeira também são encontrados em móveis de madeira e itens de decoração.

O ciclo de vida de bichos de madeira

Há quatro fases de desenvolvimento do bicho de madeira:

  • Ovo - Besouros adultos colocam seus ovos em rachaduras em objetos de madeira, soalhos e vigas.

  • Larvas - quando as larvas eclodem eles imediatamente cavam dentro de madeira, o que torna muito improvável que eles seriam vistos. Eles vão estar com fome e a madeira será sua única fonte de alimento. Aqui é onde eles continuarão a fazer túneis e alimentar por vários anos.

  • Pupa - como as larvas maduram e aumentam de tamanho, elas furam no sentido da superfície da madeira para metamorfosear-se em ninfa e emergem como besouros adultos.

  • Besouro adulto - seu ciclo de vida é de cerca de 3 a 4 anos.

Como identificar os sinais de bichos de madeira

Muitas infestações de bichos de madeira passam despercebidas durante anos, época em que o dano pode ser generalizado e grave. É importante agir rapidamente se está preocupado que pode ter um problema de bichos de madeira.

  • Ovos: estes variam em tamanho dependendo do besouro, mas todos são difíceis de detetar a olho nu..
  • Larvas de bichos de madeira: geralmente uma cor branca-creme e curvada em forma. Buracos frescos de saída em madeira: redondo ou oval com arestas vivas. Os buracos aparecerão limpos e frescos.
  • Besouros adultos: emergem de madeiras entre maio e outubro.
  • Túneis na madeira: também conhecidos como 'galerias', que são muitas vezes difíceis de ver.
  • Poeira de furo (também conhecida como frass): causada por besouros adultos emergentes, e é geralmente visível abaixo da madeira infestada.
  • Soalhos que são fracos e danificados: em casos graves, uma perna ou  pé de cadeira atravessando o piso pode indicar um problema mais sério.
  • Desintegração de madeira: em torno dos cantos ou arestas de vigas de telhado ou assoalhos
  • Besouros mortos: normalmente encontrados perto da madeira infestada ou em torno de peitoris próximas.

Você sabia? 

Diferentes insetos de caruncho preferem madeiras diferentes, que irá ajudá-lo a identificar o tipo de inseto que está causando seus problemas. Alguns preferem madeiras macias, como pinheiro, abeto vermelho e cedro, enquanto outros gostam de madeiras duras, tais como eucalipto, carvalho, freixo, e mogno. Todas as espécies de bichos de madeira deixam por trás alguns sinais se tiver uma infestação ativa de bichos de madeira.

Tratamento profissional de bichos de madeira

Se deixada sem tratamento, os bichos de madeira podem deteriorar severamente a madeira, que pode conduzir à falha estrutural da madeira.

Pode confiar na Rentokil para implementar uma solução pericial de controlo de bichos de madeira para se livrar de bichos de madeira e os danos que causam:

  • 1 - Os nossos inspetores profissionais realizarão uma inspeção completa para avaliar a extensão de qualquer problema de caruncho e o tipo de bicho de madeira envolvido.

  • 2 - Com base nesta avaliação, em seguida, eles vão recomendar um tratamento apropriado de controlo de bichos de madeira.

  • 3 - Fumigação será realizada  para se livrar de bichos de madeira. Todos os tratamentos de bichos de madeira são concebidos para interromper, pelo menos, uma das fases do ciclo de vida dos besouros. O nosso tem como alvo as larvas jovens enterradas na madeira.

  • 4 - Com um ciclo de vida de entre 3 a 4 anos, ainda pode haver alguns besouros que atingem a idade adulta e emergem da madeira após o tratamento. Isto é conhecido como 'emergência pós tratamento'. Todos os ovos que estes besouros de 'emergência pós tratamento' deixam em rachaduras, fissuras ou buracos velhos de fuga das madeiras tratadas não vão sobreviver, o que significa que o ciclo de vida do bicho de madeira terá sido quebrado.

Se tem notado os sinais acima de infestação de bichos de madeira, entre em contacto com os peritos da Rentokil para uma solução pericial para se livrar de bichos de madeira em suas instalações.

Mais Informação & Próximos Passos

Contacte-Nos