$imgalt

Baratas

Os clientes podem ligar para um orçamento gratuito em +258 840 549 348  ou

+258 21 084 736  ou Envie-nos um email

Técnicos qualificados e experientes em Controlo de Pragas

Obtenha seu Inquérito Profissional de Pragas e Cotação Gratuita

Protegendo empresas e residências em Moçambique contra Pragas

Baratas

Baratas em sua propriedade podem causar problemas significativos de saúde, como espalham doenças tais como a salmonela, febre tifóidea e gastroenterites (para citar apenas alguns). Seus excrementos também podem causar eczema e asma.

Uma resposta rápida aos primeiros sinais de infestação de baratas é muitas vezes essencial para controlar baratas e para prevenir a propagação desta praga para vizinhos ou propriedades adjacentes.

Como identificar os sinais de uma infestação de baratas

Se tem uma suspeita de que as baratas estão causando estragos em sua casa ou local de trabalho, procure pelos seguintes sinais, que indicam um problema de baratas:

  • Excrementos de baratas - baratas deixam uma poeira de excrementos pretos menos de 1mm de largura e de comprimentos variados, assemelhando-se a migalhas de café.

  • Marcas de esfregaço - verifique a existência de marcas sobre as superfícies horizontais e nas junções de parede-piso onde as baratas são ativas. Se água está facilmente disponível, baratas produzirão marcas castanhas e irregulares em forma de esfregaço.

  • Cápsula ovigera e peles lançados - procure por estes em locais onde acha que baratas podem estar abrigadas. Baratas perdem peles ‘cápsula ninfa’ 5-8 vezes como amadurecem para adultos.

  • Danos - procure por sinais incomuns de danos, não apenas em embalagens de alimentos. Baratas são onívoros e comerão praticamente qualquer coisa; desde produtos orgânicos, ao couro, livros, papelão e papel. Sabia que as baratas até mesmo comem sua própria espécie.

  • Odor - uma infestação estabelecida de baratas produz um cheiro a mofo desagradável. A razão para isto é que as baratas produzem feromonas, atuando como um sinal para baratas se encontrarem.

  • Vendo baratas vivas - Baratas Alemãs precisam de calor e humidade e podem ser encontradas em torno de casas de banho, lavanderias e áreas de cozinha. Por causa de seus salteadores pegajosos, as baratas são boas escaladoras; facilmente deslocando-se através de superfícies lisas, como vidro e metal polido. Pode vê-las durante a noite quando ligar a luz da cozinha.

  • Baratas no porão - baratas orientais podem lidar com ambientes mais frios, húmidos e podem ser encontradas em porões ou drenos. Se as condições são favoráveis, podem sobreviver ao ar livre em áreas como lixeiras. Apesar de não serem tão ágeis como baratas alemãs, podem subir áreas superfícies, tais como alvenaria áspera.

Você sabia?

As baratas são ativas à noite, se vê-las durante o dia, geralmente, significa que há uma infestação pesada!

Dicas de prevenção sobre como se livrar de baratas

A maneira mais eficaz de prevenir baratas é negá-las acesso a alimentos, água e abrigo. Outras dicas de limpeza que podem ser empregues para se livrar de baratas são:

 

  • Armazene alimentos em recipientes apertados ou em sacos plásticos fechados e não deixe comida abandonada em balcões. Não deixe água ou líquidos em pias ou baldes.
  • Limpe todos os resíduos e derramamentos de alimentos imediatamente, e não se esqueça de limpar os restos de alimentos de baixo de frigoríficos ou aparelhos de cozinha. Também se certifique de que pratos e talheres usados são limpos imediatamente. Baratas alemãs tendem a favorecer cozinhas e podem ser atraídas a migalhas e restos de comida.
  • Despeje lixeiras diariamente e mantenha lixo ou compostagem em caixas seladas ou recipientes de lixo.
  • Remova as bandejas de comida, água e dejetos de animais domésticos durante a noite.
  • Cuide de fraldas sujas ou roupas sujas. 
  • Remova os montes de jornais e revistas, caixas de papelão não utilizadas e todas as outras formas de lixo do chão ou de baixo de armários. Baratas lançam um feromona de agregação em seus excrementos dizendo aos outros que eles encontraram um abrigo seguro.
  • Sela prateleiras de madeira ou acabamentos por envernizar ou pintá-los, e certifique-se de limpá-los regularmente.
  • Negar o acesso às baratas selando pontos de entrada. Os principais riscos são lacunas em torno dos canos, drenos e paredes comuns com propriedades vizinhas ao lidar com baratas Alemãs, Orientais e Americanas. Rachaduras pequenas em torno de rodapés e atrás de tomadas elétricas também devem ser tapadas para reduzir potenciais áreas de esconderijo.

 

Baratas são muito resistentes e enquanto produtos DIY e práticas de limpeza podem lidar com o problema imediato, o tratamento por um técnico qualificado de controlo de pragas é muitas vezes necessário para dar cabo de baratas a longo prazo.

Passos a tomar para os serviços profissionais de controlo de baratas

Nossos técnicos da Rentokil são profissionais qualificados e experientes que estão bem informados sobre os hábitos de diferentes espécies de baratas.

Nossos peritos de pragas desenvolverão um programa eficaz de controlo de baratas para a sua propriedade, seguindo os seguintes passos:

  • 1 - Como um primeiro passo no processo, o nosso serviço de controlo de baratas começa com um inquérito aprofundado da sua propriedade. Procuramos sinais típicos de baratas, identificando quaisquer potenciais locais de abrigo e as espécies invasoras.

  • 2 - Fazemos uso de tratamentos seguros, dirigidos para minimizar o risco de inseticidas através da aplicação de produtos não tóxicos de controlo de baratas, os quais são altamente orientados para as fendas onde as baratas escondem. Produtos utilizados podem incluir um borrifo, iscos de gel ou pós para polvilhar para ajudar a se livrar de baratas na casa ou no seu local de trabalho.

  • 3 - Os nossos tratamentos discretos são realizados em horários convenientes para si para minimizar a interrupção ao seu negócio ou vida doméstica.

  • 4 -  Prestamos aconselhamento profissional de prevenção sobre como impermeabilizar suas instalações e prevenir uma nova infestação.

  • 5 - Se necessário, o nosso técnico vai organizar visitas de seguimento para retratamento dos esconderijos identificados em um intervalo que coincide com o tempo de eclosão das cápsulas ovigeras (ootecas). Podemos continuar a monitorar os sinais de actividade através do uso de nossa Unidade de Monitor de inseto (IMU) adequado para uso em ambientes de negócios, mesmo sensíveis. Nosso trabalho não está completo até que seu problema de barata está totalmente resolvido.

Se precisar de conselhos sobre como se livrar de baratas, entre em contacto connosco para discutir a nossa gama de soluções de serviços de controlo de baratas que irá tratar com sucesso o problema.

Próximos Passos

Contacte-Nos