Pragas em Alimentos

"As pragas encontradas em alimentos" também são conhecidas como Insetos de Produtos Armazenados, e este termo abrange um grande número de insetos. Eles podem infestar uma variedade de produtos armazenados, em particular dos géneros alimentícios, tais como grãos, cereais, frutas secas, nozes, sementes e até mesmo tabaco. Pragas em alimentos representam riscos para a saúde, podendo contaminar alimentos e espalhar bactérias que podem originar também prejuizos financeiros e  são facilmente prevenidos.

Contacte a Rentokil Pest Control através do +258 840 549 348 ou +258 21 084 736 ou envie-nos um e-mail para aconselhamento sobre o controlo de insetos de produtos armazenados, ou para solicitar uma visita do nosso técnico local.

Os perigos que as pragas representam em alimentos:

pragas em alimentos Insetos de grãos armazenados são um risco para a saúde em lares e negócios, tais como fábricas de processamento de alimentos, armazéns, padarias, lojas de retalhos, restaurantes, estabelecimentos de restauração,  fazendas e silos. Também podem causar enormes prejuízos financeiros através de danos e contaminação de produtos alimentares. Estas pragas podem ainda causar:

  • Contaminação de alimentos e mercadorias.
  • Danos às máquinas de processamento.
  • Danos na sua reputação e, portanto, de rendimento, devido a uma infestação de insetos de produtos armazenados
  • Aquecimento de grão; grão infectado pode ficar mais quente, levando a problemas com a humidade e mofo.
  • O não-cumprimento da legislação.

Como detectar sinais de pragas em alimentos:

besouros Encontrando pragas nos seus alimentos armazenados no armário pode ser angustiante. Em seu lar, isto pode significar o descarte de alguma farinha ou cereal acondicionado, mas em seu negócio, a perda financeira de mercadorias danificadas será muito maior. Abaixo estão algumas dicas sobre como identificar se tiver um problema de insetos de produtos acondicionados:

  • Insetos vivos ou mortos: cuidado com pequenos besouros e traças, larvas ou pupas e rastros de insetos ou teias de seda em áreas tais como embalagens de alimentos, prateleiras, máquinas, vigas e peitoris das janelas, ou em derrames de alimentos.
  • Danos nas embalagens: infestação, buracos, larvas ou teias no lado de fora de pacotes ou sacos
  • Evidência de pragas em armadilhas de insetos ou estações de roedores.
  • Olhe por sinais acima em produtos de alimentos como grãos acondicionados, frutas secas, queijo, cereais, doces, bem como carne e outros alimentos secos.

Como se livrar de insetos de produtos armazenados

Como insetos de produtos armazenados infestam alimentos destinados ao consumo humano, deverá  remover quaisquer géneros alimentícios contaminados de forma a não espalhar a infestação, ou tratar de uma forma que não apresenta qualquer risco para o produto final.

Negando o acesso às pragas de produtos armazenados às suas instalações deve ser a primeira linha de defesa. Altos níveis de higiene precisam ser mantidos em todos os momentos, embora seja especialmente importante nos meses mais quentes quando a temperatura pode acelerar o desenvolvimento de pragas de insetos.

Abaixo estão algumas dicas sobre como se livrar de insetos de produtos alimentícios armazenados:

  • Controlo de temperatura: Se possível, mantenham instalações de armazenamento em - ou abaixo de - 16C.
  • Mantenha altos níveis de higiene: Limpe todo o excesso de material de alimentos tais como derramamentos e acumulação de poeira em instalações, máquinas, equipamentos, veículos de transporte e de armazenamento.
  • Todo estoque / material de alimentos deve ser acondicionado fora do chão e longe de paredes para facilitar a limpeza e inspecções.
  • Mantenha matérias-primas em embalagem resistente – embalagem robusta e ou hermética pode prevenir a infestação em instalações de alimentos, como fábricas de processamento de alimentos, armazéns, padarias, áreas de armazenamento e instalações domésticas.
  • Instale armação de rede contra insetos de montagem apertada ou portas com armação de rede.
  • Gestão de resíduos: Como resíduos ou derrames servem tanto de uma fonte de alimento e abrigo, assegure-se de que uma política de ensacamento selado de todos os resíduos está a ser levada em conta; que contentores de resíduos são limpos antes da entrega; e os contentores são mantidos fechados excepto quando resíduos estão sendo adicionados. Além disso, não se esqueça de limpar poços, fossas e drenos externos.
  • Inspeccione a entrada de matérias-primas: verifique o estoque se existe uma qualquer evidência de actividade de pragas vivas numa área longe da área principal de armazenamento. Se encontrado, deve ser imediatamente rejeitado e devolvido ao fornecedor.
  • Encaixe dispositivos de monitoramento: Armadilhas e iscos devem ser amplamente utilizados para o monitoramento e localizarem as infestações no interior das instalações. Também auxiliam na prestação de informações sobre a severidade e tipo de espécie de uma infestação, bem como a eficácia dos tratamentos.
  • Use Potes de Feromona de Insetos de Pragas Armazenados: Estes potes e outros iscos de armadilhas de cola devem ser instalados nas instalações. Estas também actuam como monitores de infestação e quando as espécies capturadas atingem níveis especificadas de contagem estas irão desencadear procedimentos de programação de um tratamento específico
  • Instale armadilhas de luz: Em todas as áreas internas das instalações para controlar e monitorar insetos voadores. Armadilhas comerciais estão disponíveis que utilizam luz ultravioleta para atrair algumas mas não todas as pragas de produtos acondicionados. Feromonas podem ser adicionadas às armadilhas.

insetos de graos armazenados

Tratamentos disponíveis contra as pragas em alimentos

  1. Na Rentokil, temos experiência inigualável quando se trata de proteger os clientes com alimentos. Adoptamos uma abordagem de três fases que fornece protecção rigorosa para o seu negócio. Esta abordagem inclui:
    Reduzindo a probabilidade da entrada nas instalações de pragas de produtos armazenados.
  2. Inspecções periódicas de vigilância e monitoramento
  3. O controlo usando os pesticidas aprovados para prevenir, gerir e eliminar as pragas

Passos a tomar para o controlo profissional de insetos de produtos acondicionados

  • Identifique a espécie problemática; vai necessitar de ajuda profissional com isso. Contacte os peritos de controlo de pragas através do +258 840 549 348 ou +258 21 084 736 para vistoriar suas instalações.
  • Aplique inseticidas apropriadas ou outros tratamentos, como mencionado acima. Tenha sempre a certeza de fazê-lo de forma a garantir a segurança total para seus funcionários e clientes.
  • Faça um contrato de serviço de controlo de insetos para a previsão, a prevenção e a erradicação a longo prazo de tais surtos.
  • Nossos técnicos irão efectuar tratamentos regulares que são seguros aos alimentos e eliminarão as pragas.
  • Nós forneceremos sessões de treinamento de pessoal, de modo que estejam cientes do que o que esperar e como lidar com tais situações.

Se for necessário mais aconselhamento sobre insetos rastejantes ou para solicitar uma visita por um especialista em controlo de pragas da Rentokil para pôr em prática um programa integrado de controlo de pragas, ligue-nos +258 840 549 348 ou +258 21 084 736 ou envie-nos um e-mail.

Ligue agora para
+258 840 549 348
+258 21 084 736

Contacte-Nos

Contacte-Nos